martes, 18 de mayo de 2010

MASTOCITOMA DE PORTO ALEGRE


Prezado Dr. Matin Soberano,
Como vai o senhor?
Escrevo novamente para pedir a sua orientação neste caso de mastocitoma canino.
Os proprietários querem ir a Buenos Aires para realizar tratamento adjuvante com radioterapia (se for possível).

Caso clínico:
Cão, macho, 7 anos, raça Cimarrom, Nome: Sheik.
O Sheik apresentou 3 nódulos: dois(02) se encontravam na lateral do tórax e um(01) estava no testículo e bolsa escrotal (segue anexo foto da localização). Retirados cirurgicamente o histopatológico identificou MASTOCITOMA GRAU II.
Iniciamos a quimioterapia com o protocolo VIMBLASTINA+prednisona, estamos na segunda semana de tratamento.
O estadiamento clínico é: estadio 3a.
O laudo da ecografia não identificou presença de metastases (segue anexo laudo).

Agradeço desde já sua colaboração e me coloco a disposição para qualquer dúvida.

RESPOSTA
Oi Alexandra, muito obrigado pela pregunta. eu faria o tratamento completo com VBL-PRED e pensaria que e MAST GIII pela ubicacao e por ser mais de um tumor. Por isso, conderaria um enfermo sistemico e postergaria a radioterapia pra mais adiante. O control post final do trat com VBL e muito importante, e vc tem a posibilidade de fazer CCeNu em outra fase so tratamento.
Obrigado, Dr. Martin Soberano

1 comentario:

  1. Olá queridos! Boa noite! Queria saber como está a situação do Sheik, os proprietários ou o Dr. Martin poderiam me dizer? Tenho um Rottweiler de 11 meses, que já apresentou um nódulo, que foi diagnosticado como mastocitoma grau II e estou muito triste por pensar na evolução da doença. Se puderem me responder agradeço! Obrigada! Marcella.

    ResponderEliminar